Dieta e Saúde de Mãos Dadas!

Dieta nem sempre é sinônimo de saúde. Isso porque existem muitas dietas malucas e restritivas que são até consideradas um risco para a saúde das pessoas. No entanto, é possível controlar a sua alimentação da forma correta, basta entender a relação entre dieta e saúde.

Além disso, muita gente começa uma dieta com o objetivo de emagrecer, e se ela não é saudável, é pouco provável que a pessoa consiga mantê-la por muito tempo, o que acaba gerando o famoso efeito sanfona.

Mas, agora você vai entender como dieta e saúde andam de mãos dadas. Confira!

Dieta e saúde: compreendendo a relação

Nosso corpo precisa de energia para realizar suas funções básicas. Sem energia, não conseguimos respirar, pensar, falar, e muito menos nos movimentar.

Essa energia é obtida por meio dos alimentos, que podem ser considerados nosso combustível. E para que o corpo exerça suas atividades da forma correta, é preciso uma certa quantidade de comida, que pode variar de pessoa para pessoa, mas sempre gira em torno de 1300 a 2000 kcal.

Comendo bem para manter o peso saudável

Quando comemos de forma moderada, o corpo usa só o que precisa, sem armazenar os excessos, mesmo quando se fala de alimentos que não são saudáveis.

Mas, o problema desses alimentos é que nem sempre eles geram saciedade e contém uma série de componentes prejudiciais, como açúcar em excesso. Por isso, o ideal é optar por alimentos naturais, como frutas, vegetais e fontes de proteína, para que o corpo possa aproveitar o máximo, só o que houver de bom neles.

Como não sentir fome comendo menos?

Para quem não está acostumado, comer menos é realmente um desafio. Mas, dieta e saúde andam de mãos dadas justamente porque é comendo menos, mas alimentos melhores, que você se torna uma pessoa mais saudável.

A dica é que você coma um pouco a cada três horas, intercalando refeições ricas em gordura, proteínas e carboidratos.

Importância da água

Outro hábito que tem tudo a ver com dieta e saúde, e precisa ser incluído na sua vida é o de tomar dois litros de água todos os dias.

Se nós usamos água para limpeza de objetos, imagine que também podemos usá-la para limpar nosso organismo. A água além de hidratar o corpo, faz com que o intestino regule sua função. Além disso, ela impede a retenção de líquido.

Atividades Físicas

Dieta e saúde também andam juntas quando falamos em exercitar o corpo! Sim, porque para um gasto calórico maior do que consumimos no dia a dia, é preciso ser adepto de uma rotina com exercícios físicos.

Eles, além de promoverem o peso ideal para uma boa saúde, fazem com que haja melhor circulação sanguínea, fortalecem os ossos e os músculos, regulam o sono e fazem com que possamos respirar melhor.

Sem contar nos benefícios que os exercícios físicos trazem para pessoas que sofrem de ansiedade ou depressão, por exemplo.

É disso que se trata o fato de dieta e saúde andarem de mãos dadas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *